Ashif Juma
AG-Dangote
Desde 2014 exerce sua atividade na Nigéria como CEO da empresa de construção e Infraestruturas AG Dangote, uma parceria entre o maior grupo privado Africano Dangote e empresa internacional Brasileira Andrade Gutierrez. Anteriormente foi CEO e presidente de algumas importantes empresas em Portugal , Argélia e Libia. Nascido em Moçambique com nacionalidade Portuguesa, formou se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia em Lisboa.
Azhari Gasim Ahmed
Islamic Solidarity Fund for Development (ISFD)
Dr. Azhari Gasim Ahmed é economista sênior do Banco Islâmico de Desenvolvimento, onde trabalha no Fundo de Solidariedade Islâmica do Banco para o Desenvolvimento, um fundo dedicado à redução da pobreza. Ele estudou na Universidade de Cartum, graduando-se com honras em Economia no ano de 1982, e depois obteve seu mestrado em Ciências de Gestão pela Universidade de Durham (Reino Unido) e PhD em Economia pela Universidade de Leeds, em 1990. A carreira profissional anterior de Ahmed incluiu ensino nas universidade e bancos privadas. Foi professor de economia na Universidade de Gezira, no Sudão, de 1990 a 1995, e principal economista do Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Meridional, em Nairóbi.
Baffour Agyeman-Duah
John A. Kufuor Foundation
Prof. Baffour Agyeman-Duah é atualmente o Diretor Executivo da Fundação John A. Kufuor, fundada por Sua Excelência John Agyekum Kufuor, ex-Presidente da República do Gana. Durante dez anos (2005 - 2014), trabalhou para as Nações Unidas, primeiro como Assessor de Governança Sênior da ONU na Tanzânia e, em segundo lugar, como Conselheiro Especial Sênior para a Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL). Em ambos os cargos, trabalhou em estreita colaboração com instituições de governança, fornecendo análises críticas e conselhos aos governos e ao escritório da ONU.
Antes de trabalhar para a ONU, ele foi Diretor Executivo Associado do Centro para o Desenvolvimento Democrático de Gana (CDD-Gana), um think tank independente de política pública, que ele co-fundou em 1998. Um ex-professor universitário, ele lecionou na Bennett College e da Universidade da Carolina do Norte, Greensboro, ambos nos EUA. Entre 1994 e 1996, foi professor da Fulbright no Centro Legon de Assuntos Internacionais da Universidade de Gana. Ele é autor de quatro livros, incluindo sua autobiografia, My Ghanaian Odyssey, publicada em 2012. O Prof. Agyeman-Duah estudou na Universidade de Cape Coast, em Gana, na Universidade de Ohio e na Universidade de Denver, EUA.
Bronwyn Nielsen
CNBC Africa
Bronwyn Nielsen é uma das mais experientes, respeitadas e conhecidas comunicadoras da África. Com mais de 25 anos de experiência em radiodifusão africana, Bronwyn é regularmente convocada pelo Fórum Econômico Mundial para sediar debates em painéis ao vivo em seus eventos em todo o mundo. Somente em 2017, ela presidiu debates e painéis em vários eventos do Fórum Econômico Mundial, incluindo Suíça (Davos), África do Sul (Cidade do Cabo e Durban), Emirados Árabes Unidos (Dubai), China (Dalian), Índia (Nova Delhi). Ela também é convidada pelas principais organizações e institutos de negócios, como o Milken Institute, o Banco Africano de Desenvolvimento e o ABN Group (que inclui a CNBC Africa e a Forbes Africa) a moderar sessões importantes em seus eventos globais, que são frequentemente transmitidos ao vivo. Mais recentemente, Bronwyn foi diretora-executiva da Africa Business News (ABN) e foi editora-chefe na CNBC Africa por quatro anos (2013 - 2017), com responsabilidade por definir a agenda de conteúdo para todas as empresas dentro do Grupo ABN e oportunidades de crescimento estratégico do grupo em todo o continente africano. Bronwyn é bacharel em Comércio pela Universidade da Cidade do Cabo e concluiu recentemente um curso de Finanças para Executivos Sênior na Harvard Business School, em Boston, Massachusetts.
Camila Marinho
TV Bahia
Camila Marinho é um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo na Bahia. Profissional com 16 anos de experiência, teve passagens por grandes emissoras de televisão em Minas Gerais e Alagoas. Desde 2005, Camila trabalha na TV Bahia, afiliada da Rede Globo em Salvador, onde apresentou por três anos o telejornal de maior audiência. Em julho de 2018, Camila Marinho recebeu o título de Cidadã Baiana, concedido pela Assembleia Legislativa em reconhecimento aos serviços prestados ao estado através do trabalho como jornalista.
Claus Reiner
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
Em 6 de junho de 2018, Claus Reiner assumiu suas funções como Diretor de País no FIDA, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - uma agência especializada do sistema das Nações Unidas. Ele lidera a Representação do FIDA em Brasília, que também será a Cooperação Sul-Sul e Triangular (SSTC) e o Centro de Conhecimento do FIDA.
Além disso, ele continua a coordenar a equipe temática sobre segmentação na Divisão da América Latina e Caribe do FIDA e atua como ponto focal em questões indígenas. Reiner trabalha no FIDA desde 2007. Ele possui mestrado em Desenvolvimento Agrícola Internacional pela Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha. Ele fez seus estudos de graduação em Ciências Agrárias na Universidade Técnica de Munique. Antes de ingressar no FIDA, Reiner trabalhou como consultor freelancer, com especialização em desenvolvimento econômico e especialista em finanças rurais, no projeto e suporte à implementação, principalmente na Ásia, Oriente Médio e Norte da África, e na África Subsaariana. No FIDA, ele foi responsável pelo programa do Fundo no Cone Sul da América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile). Anteriormente, ele era responsável pelos portfólios do FIDA em Moçambique e Angola, com os quais ele também adquiriu suas habilidades na língua portuguesa.
Daniel Balaban
Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos
Daniel Balaban é Economista, MBA em Finanças, Especialista em Orçamento Público e Mestre em Relações Internacionais. Desde agosto de 2011, é diretor do Centro de Excelência do Programa Mundial de Alimentos contra a Fome no Brasil. Balaban atuou por mais de dez anos nas áreas de finanças e planejamento em empresas de consultoria de negócios e fundações de instalações de bem-estar. Em 1994, tornou-se Analista Financeiro do Ministério da Fazenda do Brasil, tendo atuado como Assessor Econômico do Secretário do Tesouro e Coordenador Nacional de Estudos Econômicos da Secretaria do Tesouro Nacional. Em 2003 atuou como Assessor Especial do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República do Brasil
Débora Bais
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Formação em Relações Internacionais, cursando mestrado na área de Negócios Internacionais pela Must University. MBA em Gestão Estratégica pela FIA/USP, MBA Gestão para Excelência no SENAI em parceria com a FNQ, Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Administração Pública pela Fortium, Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Auditoria Pública pela Fortium, Especialização em Direito Público pela Fortium.
Possui 20 anos de experiência profissional na área de gestão de projetos de cooperação internacional, envolvendo desde a negociação, planejamento, monitoramento e avaliação, com execução de recursos internos e externos, seja Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e demais bancos de financiamento, bem como agências internacionais do Sistema das Nações Unidas, PNUD, UNESCO, OPAS, OIT. Trabalho no Departamento Nacional do SENAI há 9 anos e, no último ano venho trabalhando com projetos de cooperação internacional na África, América Latina e Europa.
Fabya dos Reis Santos
Governo do Estado da Bahia
Fabya Reis tem 43 anos, é natural de Itamaraju (extremo sul da Bahia) e ocupava a chefia de Gabinete da Sepromi. No mesmo órgão ainda foi coordenadora executiva de Políticas para Comunidades Tradicionais (CPCT). Anteriormente passou pela secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), quando trabalhava em parceria com Vera Lúcia Barbosa, titular à época.
Filha de Maria do Carmo Batista dos Reis e José Pedro dos Santos Filho, a nova secretária Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos, na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.
No cenário acadêmico possui larga experiência. Graduou-se em administração, focando nas dinâmicas do terceiro setor. Em 2008 concluiu seu mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino tornou-se Doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, além de pós-doutora em 2014.
Na gestão pública, além da Sepromi e SPM, passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), entre 2010 e 2012. No novo posto assume o desafio de trabalhar para consolidar direitos dos indivíduos e grupos étnicos tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento à discriminação racial e à intolerância religiosa.
Georgina Benrós de Mello
CPLP
Georgina Benrós de Mello, natural de Cabo Verde, licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mais tarde, fez estudos de pós graduação com o CENFA (Cabo Verde) & FUNDAP (Brasil), e com a Graduate School of Public and International Affairs da Universidade de Pittsburgh (EUA). É Mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde, tendo defendido a tese “Museu Virtual de Paisagens de Cabo Verde – Por um modelo alternativo de turismo”. Antes de ser escolhida para Diretora-Geral, exercia as funções de Coordenadora da Unidade Nacional de Implementação do programa Quadro Integrado Reforçado (da Organização Mundial do Comércio) em Cabo Verde. Tem-se debruçado, nos últimos anos, privilegiadamente, sobre o desenvolvimento do comércio, do investimento, do setor privado, e da conexão às cadeias de valor globais
Gilbert Houngbo
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Gilbert F. Houngbo tornou-se o 6º presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em 1º de abril de 2017. Nascido e criado na zona rural de Togo, Houngbo passou mais de 30 anos trabalhando para melhorar a vida de algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo, com sua vasta experiência em assuntos políticos, desenvolvimento internacional, diplomacia e gestão financeira. Antes de ser nomeado presidente do FIDA, Houngbo foi Diretor-Geral Adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), onde liderou operações de campo em mais de 100 países e administrou parcerias bilaterais e multilaterais. Ele serviu como primeiro-ministro da República do Togo de 2008 a 2012, onde introduziu reformas econômicas e reforçou o Estado de Direito e as liberdades civis. De 1996 a 2008, ele assumiu várias funções no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), incluindo Chefe de Gabinete e Secretário-Geral Adjunto, Diretor Regional da África, onde liderou programas de redução da pobreza em 45 países da África Subsaariana. Antes disso, ele passou uma década no setor privado, inclusive na PriceWaterhouse (Canadá), onde trabalhou em auditoria e serviços de consultoria financeira. Houngbo tem um Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidade de Lomé (Togo), e um Diplôme d'Etudes Supérieures Spécialisées em Contabilidade Especializada pela Universidade de Québec, Canadá. Ele também é membro do Canadian Institute of Chartered Professional Accountants.
Hélder da Costa
g7+
Helder da Costa é Secretário Geral do g7 +, uma associação de 20 países frágeis e afetados por conflitos, no Pacífico, na Ásia, na África e no Caribe, com sede em Díli, Timor-Leste. Ele atuou como Assessor Sênior em Eficácia da Ajuda ao Ministério das Finanças, Timor-Leste (2008-2014) e representou o g7+ no Comitê de Direção da Parceria Global para uma Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz em 2012-2014.
O Sr. Da Costa obteve seu PhD em Política Comercial na Universidade de Adelaide, Austrália, em 2001. Sua carreira profissional em administração e áreas acadêmicas inclui cargos de alto nível tanto na Fundação Ásia Nova Zelândia quanto no Serviço Voluntário no Exterior (VSA) baseado em Wellington, Nova Zelândia. Ele também atuou como consultor em várias agências internacionais de desenvolvimento, incluindo o PNUD, a ONU, o ADB, o Banco Mundial, a AusAID e a ACIAR Austrália.
Higino Francisco de Marrule
República de Moçambique
Higino Francisco de Marrule é ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, desde 14 de Dezembro de 2017. É agrônomo e agro-economista de profissão. Durante o seu percurso profissional desempenhou diversos cargos e funções como quadro do Ministério da Agricultura. Em 1999, foi supervisor do treinamento e implementação do Trabalho de Inquérito Agrícola (TIA) e Censo. Foi coordenador do Comité de Emergência da Agricultura no âmbito das cheias, em 2000. De 2002 a 2006, coordenou o Departamento de Análises Políticas e esteve como Conselheiro Sénior em Políticas Agrárias, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Michigan State University.
Igor Juaçaba
Elephant Coworking
Empreededor, Arquiteto e Futurista, cursado pelo Institute for the future em Palo Alto, no Silicon Vallley, cofundador da Elephant City, Uma iniciativa que reinventa a forma das pessoas trabalhar, viver e divertir, por meio de parcerias com proprietários de imoveis, planejamos do retrofit, ao design e operação de coworkings, colivings e hubs de inovação em espaços únicos, que vão desde terminais marítimos a galerias, de Estádios de futebol a casas a beira rio. Hoje no Brasil a Elephant tem 8 unidades e mais 7 em projeto e também ja conta com escritório em Portugal. Igor também é Co-Fundador da Wave Accelerator, maior aceleradora de startups do Nordeste. Em Salvador, a Elephant opera o espaço HUB Salvador.
João Bosco Monte
Instituto Brasil Africa
Fundador e atual presidente do Instituto Brasil África. possui Doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutorado na Universidade de Brasília (UNB), tendo como objeto de pesquisa a Integração do Continente Africano. Além disso, é professor visitante de importantes universidades brasileiras e africanas e é Associado Internacional Sênior no Centro de Estudos Africanos, Latino-Americanos e Caribenhos - CALACs da O.P. Jindal Global University (Índia). É autor de livros e publicações relativas às relações entre vários atores internacionais, atua como consultor internacional de organizações brasileiras e estrangeiras e é colunista e comentarista de importantes veículos de comunicação do Brasil.
João do Rosário
RTP
João do Rosário é jornalista de uma das principais redes de comunicação de Portugal, a RTP. Profissional com 24 anos de experiência, desde 2013 é apresentador dos telejornais dos canais internacionais da emissora, incluindo a RTP África, transmitida para todos os países lusófonos. João do Rosário teve passagens pela ONU Radio, em Nova York, onde atuou como produtor, e pela rádio da agência Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.
Jonathan Starr
Abaarso School of Science and Technology
Desde 2008, Jonathan é Diretor Administrativo, Diretor e Fundador da Escola Abaarso. De 2004 a 2008, Jonathan fundou e liderou a Flagg Street Capital, uma empresa de investimento privado que administrava US $ 170 milhões em ativos. Antes da Flagg Street, ele trabalhou como analista na SAB Capital e na Blavin and Company. A carreira de Jonathan começou como um pesquisador associado na divisão de títulos tributáveis da Fidelity Investments. Além de suas responsabilidades em tempo integral, Jonathan fez parte do Conselho de Administração da Pomeroy IT Solutions, uma empresa de TI de capital aberto que gerou US $ 500 milhões em vendas anuais. As responsabilidades do conselho de Jonathan incluíam atuar como membro do Comitê de Auditoria, do Comitê Consultivo e do Comitê Especial (alternativas estratégicas) da Pomeroy. Jonathan se formou na Emory University, com um B.A. Summa Cum Laude em Economia e foi membro da Phi Beta Kap.
Jorge Chediek
Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC)
Desde outubro de 2015, o Sr. Jorge Chediek é Diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, liderando a promoção e a coordenação do sistema das Nações Unidas de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento. Em março de 2016, o Sr. Chediek foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como seu enviado para a Cooperação Sul-Sul. Antes disso, o Sr. Chediek atuou como Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil (2010-2015).
Antes da sua carreira nas Nações Unidas, iniciada em 1990, Chediek trabalhou no Departamento de Análise Legislativa do Congresso Argentino e como consultor independente, auxiliando na concepção de sistemas de investimento financeiro na Argentina. Nascido em 1960, possui mestrado em Relações Internacionais (honras) pela Georgetown University, em Washington, DC, e é bacharel em ciência política pela Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.
José Gomes Temporão
República Federativa do Brasil
José Gomes Temporão é médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em planejamento em saúde pública, Mestre em Saúde Pública e Doutor em Medicina Social. Ao longo de sua carreira, ocupou os cargos de Professor Titular da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)da Fundação Oswaldo Cruz; Secretário Nacional de Planejamento do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); Sub-secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Diretor -Presidente do Instituto Vital Brazil; Sub-secretário de Saúde da Prefeitura do Rio de janeiro; Diretor-Executivo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz; Diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério de Saúde. Foi Ministro da Saúde entre 2007 e 2010 e, entre 2011 e 2016 ocupou o cargo de Diretor Executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), órgão permanente do Conselho de Saúde Sul-Americano da UNASUL. É membro titular da Academia Nacional de Medicina. Publicou e organizou vários livros e artigos científicos, tendo prestado consultoria a órgãos nacionais e internacionais como UNICEF, OPAS e OMS.
José Graziano da Silva
FAO
José Graziano da Silva trabalha com segurança alimentar, desenvolvimento rural e questões agrícolas há mais de 30 anos, com destaque para sua atuação como arquiteto do programa Fome Zero, no Brasil e, agora, como Diretor-Geral da FAO.
Graziano da Silva liderou a equipe que projetou o programa Fome Zero. Em 2003, foi encarregado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para implementar o programa como Ministro Especial de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Ele chefiou o Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe de 2006 a 2011. Eleito Diretor-Geral da FAO, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2012. Após seu primeiro mandato - de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015 -, Graziano da Silva foi reeleito para um segundo mandato de 4 anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019), com votos de 177 países, durante a 39ª Conferência da FAO.
A frente da FAO, Graziano da Silva aprimorou o foco estratégico da Organização fortalecendo sua presença em campo. Ele também trabalha para incentivar uma melhor cultura de relação custo-benefício. No âmbito internacional, seu foco é construir um consenso sobre questões relacionadas à segurança alimentar.
Ele também encorajou uma cooperação mais estreita entre os parceiros de desenvolvimento, apoiou a cooperação Sul-Sul e aumentou a colaboração com a sociedade civil e entidades do setor privado, incluindo organizações de agricultores e cooperativas para pequenos produtores.
Graziano da Silva é bacharel em Agronomia; mestre em Economia Rural e Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele também tem pós-doutorado em Estudos Latino-Americanos (University College of London) e Estudos Ambientais (University of California, Santa Cruz).
Brasileiro e italiano por nacionalidade, é casado com Paola Ligasacchi, tem dois filhos e quatro netos.
José Ramos-Horta
República do Timor-Leste
- Presidente da República (2007 - 2012)
- Primeiro Ministro, Ministro da Defesa (2006-2007)
- Ministro Principal, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2002-2006)
- Membro, Conselho de Alto Nível sobre Mediação, estabelecido pelo Secretário-Geral da ONU (2017-2019);
- Assessor do Presidente da Assembleia Geral da ONU, 2017-2018;
- Comissário, Comissão Global sobre Políticas de Drogas, Genebra, 2017;
- Presidente, Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz da ONU, indicado pelo Secretário-Geral da ONU (novembro de 2014 - 2015), UNHQ, NY;
- Co-Presidente, Comissão Independente do Multilateralismo, (2014-2016), International Peace Institute, NY;
- Subsecretário-Geral, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e Chefe da Missão Integrada da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, (janeiro de 2013 a junho de 2014);
Livio Vanghetti
Philip Morris International
Livio nasceu em Roma, em 13 de outubro de 1960. Formou-se em direito pela Universita di Roma La Sapienza e trabalhou como jornalista por quase dez anos, cobrindo o Oriente Médio e o Iraque, depois mudou para o cenário político e econômico internacional e doméstico. Livio ingressou no setor privado em 1998 na Philip Morris, depois mudou-se para a Lottomatica, líder de mercado em serviços de pagamento, com o cargo de vice-presidente de marketing e comunicação. Ele retornou à Philip Morris Itália como diretor geral em 2005, responsável pela distribuição de vendas. De 2007 a 2009, Livio foi Gerente Geral da Philip Morris na Eslováquia. De fevereiro de 2009 até março de 2014, Livio chefiou os assuntos corporativos da Philip Morris para a região da União Europeia. E de 2014 a 2017 ele liderou o departamento de Assuntos Corporativos como Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para a Europa Oriental, Oriente Médio, África e Duty Free, onde também foi responsável pelos negócios em Israel. Desde março deste ano, ele foi nomeado Vice-Presidente de Parcerias Globais e Cooperação, concentrando-se totalmente na transformação do negócio com o novo propósito de projetar um futuro sem fumaça, substituindo os cigarros por produtos de risco reduzido.
Mamadou Biteye
Fundação Rockefeller
Mamadou Biteye é o diretor administrativo do Escritório Regional para África da Fundação Rockefeller. Neste papel, Biteye supervisiona o Trabalho da Fundação em toda a África, que inclui iniciativas em emprego, saúde, filantropia, agricultura e segurança alimentar, entre outras.
Biteye possui uma vasta experiência no setor de desenvolvimento na África. Economista agrícola por formação, ele tem mais de vinte e cinco anos de experiência em liderança estratégica, desenvolvimento de programas e implementação, análise de políticas públicas, defesa de direitos e campanhas e participação comunitária.
Algumas realizações dignas de nota de sua carreira incluem a concepção conjunta de um programa de microfinanças com a Oxfam, que hoje melhora as vidas de mais de 700.000 mulheres no Mali e no Senegal; exercendo um papel chave no desenvolvimento de processos políticos na África Ocidental, por exemplo a Convenção da CEDEAO sobre Small Arms, e as diretrizes regionais de mineração da CEDEAO.
Biteye é mestre em Economia Agrícola pela Ohio State University, nos EUA, e Mestrado e Bacharel em Ciências Econômicas Agrícolas pela The Crimean Agricultural Institute, na Ucrânia.
Márcia Ganem
Atelie of Marcia Ganem
Designer e Gestora Social, Márcia Ganem é mestra em gestão social, defendendo nas suas diversas áreas de atuação, a relação entre design e desenvolvimento territorial. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados Unidos, Brasil e Países Europeus. Desfila suas coleções no Brasil e nos Estados Unidos. Fundou e Presidiu o Instituto de Design e Inovação de 2006 a 2016 e atualmente Preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais e as diversas esferas de gestão. Publicou o livro Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição e é Gestora Criativa do programa Design Dialógico, operado junto diversas comunidades tradicionais do Baixo Sul, Litoral Sul, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Chapada diamantina, territórios de identidade da Bahia.
Mauricio Cysne
Unitaid
Mauricio Cysne é o Diretor de Relações Externas da Unitad. Ele construiu sua carreira com advocacia, construção de parcerias, mobilização de recursos e desenvolvimento. Antes de ingressar na Unitaid, atuou como coordenador nacional do UNAIDS em Angola e Moçambique. Também trabalhou como Assessor de Governança Sênior da UNAIDS em Genebra, na Suíça. Antes disso, trabalhou para o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária como Gerente de Portfólio de Fundos para a região da África Austral de 2005 a 2007. Mauricio trabalhou para o Conselho de Segurança da ONU em Genebra de 2000 a 2004, como Diretor Jurídico da Comissão de Remuneração do Conselho de Segurança.
Cysne é um cidadão do Brasil com mestrado em Direito e Diplomacia pela Fletcher School, EUA, diploma de graduação em Relações Internacionais pela Université de Genève, Suíça, e Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza, Brasil.
Mônica Monteiro
Cine Group
Monica Monteiro atua na área do mercado audiovisual há mais de 20 anos. Pós-graduada em Marketing e com Mestrado em Educação, atualmente é CEO da Cine Group, empresa brasileira com sede em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Moçambique, especializada em produções de vídeos educativos, programas televisivos, e expandindo sua atuação em filmes publicitários e documentários. A Cine Group conta com 700 horas de captação de imagens em 43 países do continente africano, desenvolve cerca de 15 projetos entre TV e cinema por ano e coleciona uma série de premiações, incluindo uma indicação ao Emmy Internacional.
Nthabiseng Legoete
Quali Health
Nthabiseng Legoete é uma médica apaixonada por melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários. Ela tem uma visão que, se concretizada, tornará os cuidados de saúde primários de qualidade acessíveis a todos os cidadãos globais nos mercados emergentes. Ela fundou a Quali Health em maio de 2016. Essa organização oferece serviços de saúde acessíveis e de alta qualidade para as comunidades carentes da África do Sul. Atualmente, essa rede de clínicas atende a 500 pacientes por dia. Ela passou os últimos 10 anos navegando no setor privado de saúde, primeiramente como consultora médica e gerente de produtos na divisão farmacêutica dos produtos da Roche e também como parceira em uma prática médica que administra três unidades de emergência na África do Sul. Seu principal papel foi o de diretora clínica. Nthabiseng também tem experiência no ambiente subagudo e vê isso como outra oportunidade para explorar a fim de reduzir custos de saúde privados exorbitantes e muitas vezes desnecessários. Nthabiseng concluiu seu MBA pelo Instituto Gordon de Ciências Empresariais. Sua pesquisa chamada “Fatores que influenciam o uso não-urgente de departamentos de emergência no setor privado sul-africano de saúde” procura ajudar no desenvolvimento de estratégias divergentes para esses pacientes.
Oley Dibba-Wadda
Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB)
Oley Lucretia Clara Dibba-Wadda é Diretora do Capital Humano, Juventude e Desenvolvimento de Competências do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento. Ela lidera o diálogo e os investimentos do Banco em educação, qualificação e emprego juvenil; saúde, nutrição e proteção social. Como executiva de desenvolvimento social e analista estratégica com mais de 21 anos de experiência em liderança e gestão, a Sra. Dibba –Wadda liderou muitas intervenções extraordinárias, incluindo a mobilização de tomadores de decisão africanos para se concentrarem no capital humano e desenvolvimento de jovens no continente.
Antes de ingressar no BAD, foi Secretária Executiva da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) - uma instituição pan-africana organizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento. Anteriormente, ela trabalhou como Diretora Executiva do Fórum para Mulheres Educadoras Africanas (FAWE), uma organização pan-africana para promover a educação de meninas em toda a África subsaariana. Ela também trabalhou como Diretora Executiva da Femmes Africa Solidarité (FAS) - uma organização africana sobre mulheres, paz e segurança na África.
Omar Ben Yedder
IC Publications
Omar é o editor e diretor administrativo de um dos principais grupos de mídia e comunicações da África, a IC Publications. A IC Publications está comprometida em servir os interesses da África, e esse é o ethos que impulsiona todas as atividades do grupo. O grupo publica, entre outras, revistas de negócios africanos. Também organiza uma série de eventos focados na África. O trabalho e os interesses pessoais de Omar incluem mídia, economia do desenvolvimento, liderança e educação. Ele faz parte do conselho da Africa Media Initiative e da Brand Africa. Omar estudou Economia e Línguas Modernas na Durham University e se qualificou como Contador Gerencial.
Paulo Gomes
Câmara de Comércio Africa-Sudeste Asiático
Paulo Gomes é um líder empresarial global, ambientalista ativo e um ator político importante na Guiné-Bissau. Ele fundou a Paulo Gomes and Partners, uma empresa de consultoria e investimentos estratégicos focada em um conjunto limitado de alto nível e setores de clientes com consultoria e soluções sob medida, um resultado natural de anos aconselhando governos e empresas em investimentos estratégicos, bem como anos em servir em conselhos de empresas como AFIG, Asky Airlines e Ecobank. Fundador e Presidente do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Africa-Sudeste Asiático, seu alcance comercial tocou todos os continentes e interesses, Paulo também é assessor sênior do Grupo PIL.
Paulo Rogério Nunes
Vale do Dendê
Diretor executivo da Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes é cofundador do Instituto Mídia Étnica, do Portal Correio Nagô e consultor em diversidade. Com vasta experiência no estudo sobre mercados multiculturais e inovação social, ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade. Em 2011, recebeu um fellowship profissional da Fulbright na Universidade de Maryland (EUA) para estudar “Jornalismo e Novas Mídias”. Palestrante e consultor da Casé Fala, fellow da Ashoka e afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Paulo foi um dos 11 líderes escolhidos para um encontro privado, em São Paulo, com o ex-presidente Barack Obama, que rendeu um convite para fazer a palestra na abertura da Obama Foundation, em Chicago
Simeon K. Ehui
Banco Mundial
Simeon Ehui foi nomeado diretor de prática global de alimentação e agricultura do Banco Mundial em setembro de 2017. Ele supervisiona a direção estratégica e a entrega de alta qualidade do programa de trabalho da Prática Global da Agricultura com foco na África, Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia Central
Desde que se juntou ao Banco Mundial em 2003, Dr. Ehui realizou várias tarefas. Ele era gerente de Prática Global de Alimentos e Agricultura para a África (2015-2017) e Sul da Ásia (2009-2015) e Paquistão. Ele também atuou como Economista Líder e Líder de Setor da Rede de Desenvolvimento Sustentável na Nigéria, cobrindo uma variedade de questões como agricultura, social, meio ambiente, transporte e energia.
Antes de ingressar no Banco Mundial, Dr. Ehui trabalhou por 15 anos no Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola (CGIAR). Ele gerenciou programas de desenvolvimento de pesquisa agrícola em vários países na África e na Ásia, tanto para o Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA) como para o Instituto de Pesquisa Pecuária (ILRI).
Dr. Ehui é Ph.D. em Economia Agrícola da Universidade de Purdue e publicou extensivamente em sua área. Ele é membro honorário da Associação Africana Economista Agrícola, e um aluno distintoda Universidade de Purdue.
Tabata Amaral
Cientista política e astrofísica formada em Havard, é co-fundadora dos movimentos Mapa Educação e Acredito e Deputada Federal eleita por São Paulo.
Yemi Akinbamijo
Forum for Agricultural Research in Africa (FARA)
Yemi Akinbamijo é diretor executivo do Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA) e especialista em pesquisa agrícola para o desenvolvimento. Nigeriano, passou as últimas três décadas da sua carreira na África e na Europa, trabalhando nos domínios da agricultura internacional, segurança alimentar e nutricional, gestão de recursos naturais, incluindo sistemas integrados de produção pecuária, sistemas de produção orientados para o mercado, valor regional cadeias, agricultura urbana, gestão do uso da terra, agricultura sustentável e adaptação às mudanças climáticas. Akinbamijo é um forte pensador analítico e estratégico. Ele é um colaborador ativo do discurso global sobre estratégias para alcançar uma transformação agrícola sustentável e inclusiva. Ele também é um networker consumado que está solidamente conectado a uma extensa comunidade de partes interessadas no cenário africano de desenvolvimento rural e agrícola, incluindo doadores. Akinbamijo é amplamente publicado e é um ex-editor do Boletim de Saúde Animal e Produção na África (revista peer-review) e principal autor do livro "Avanços na integração agropecuária nas cidades da África Ocidental".
Zinhle Mncube
Knowledge Pele
Zinhle é Gerente de Projetos de Industrialização da Comunidade na Knowledge Pele. Tem experiência em consultoria de energia e infraestrutura em bancos de investimento, incluindo estruturação de projetos (incluindo modelagem financeira), assessoria financeira, endividamento e captação de recursos para clientes corporativos que desenvolvem esses projetos no setor de energia e infraestrutura. Ele fazia parte da usina fotovoltaica de 10 MW Upington que atingiu o fechamento financeiro durante a primeira rodada do Programa de Aquisições e Operação Comercial da REIPP. Posteriormente, trabalhou como gerente de crédito, ajudando a supervisionar a exposição de crédito do banco a projetos de energia renovável. Depois de sua experiência no setor bancário, ele foi um dos fundadores de uma empresa iniciante de consultoria que se concentrou em ajudar as pequenas, médias e micro empresas na estruturação de seus negócios para torná-las atrativas para os financiadores. Como Consultor de Desenvolvimento Empresarial, ele foi responsável pelo planejamento, implementação e programação dos programas de desenvolvimento empresarial da Knowledge Pele. Como atual gerente de projetos da Knowledge Pele, ele é responsável pela estruturação de projetos (identificação e aquisição de ativos), captação de recursos e estabelecimento dos fundos de infra-estrutura industrial comunitária.